quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Viagem á turquia.

27 de Julho de 2010
Queridos pais,
Nem acredito que já estou na Turquia, mais precisamente em Istambul. Aqui tudo é muito diferente de Portugal, basta olhar em volta que á muito mais para ver e muita histórias por detrás de monumentos. Vocês sabem porque vim aqui, vim ajudar a avó Minda que estava muito doente e como já tem uma certa idade, acho que não devia de estar aqui sozinha. Não vos culpo por não virem, não podiam abandonar o trabalho e os custumes do dia á dia. Como sabem, o meu valor primordial é a família, pois é nela que recebo o amor verdadeiro e a alegria constante. A avó sempre me deu aquele amor, que uma avó dá a uma neta. Acho que neste momento está na hora de retribuir tudo o que ela me deu, todo o apoio e carinho. Assim, aproveito e conheço a Turquia, que tem uma cultura, religião e custumes muitos diferentes dos nossos. Penso que esta vinda á Turquia, vai mudar muito a minha vida, irei conhecer novos caminhos e novas experiências de vida. Como a mãe diz “ Nova mudança, nova vida” e penso que é isso que vai acontecer, a minha vida irá tomar outro rumo.
Cheguei a casa da avó e ela estava na cama, mal me viu levantou-se e abraçou-me com muitas saudades e disse “Seni özlüyorum” que em português quer dizer “ tenho saudades tuas”. Como não percebo nada de turco, ela lá tentou falar comigo em Português. Depois de “matarmos” as saudades, sentamo-nos na mesa da cozinha e perguntei várias coisas á minha avó sobre a Turquia. Sabiasm que 99% da população da Turquia são considerados muçulmanos, em sua maioria pertencentes ao ramo sunita do Islão ? Dito isto até parece uma barbaridade, mas os Turcos possui uma grande diversidade cultural e étnica. Quando a avó disse que a Turquia tinha mais ou menos 70.586.256 habitantes, nem quis acreditar. Dito isto, eu e a avó fomos dormir que estavamos ambas cansadas.

28 de Julho de 2010

Acordei ás 5:00 da manhã e foi passear com a minha avó por Istambul. Visitamos vários sitios como a Torre Galata, pois permite apercebermo-nos da geografia particular de Istambul. É uma torre de pedra com quase 70 metros de altura com paredes de 3.75 m de espessura. Fiquei encantada com aquilo, nunca tinha visto algo assim. Depois visitamos a Igreja Santa Sofia, mundialmente famosa, que foi transformada em mesquita sob o domínio otomano e que é actualmente um museu. Aí apercebi-me que os Turcos são muito ligados á sua religião, basta olhar para a mulher tipica turca que pode tapar-se ou não. Comparado com a religião em Portugal, não tem mesmo nada haver. Aqui as pessoas seguem fielmente a sua religião, não indo por obrigação a uma igreja, indo por vontade própria. Acho que isto fez-me perceber que a religião também tem de ser levado “ a sério” na minha vida, ou seja, devida de participar mais na minha religião católica e dar mais valor a ela. Depois de ver os monumentos, decidimos ir a um restaurante almoçar. A avó disse que a gastronomia não tinha nada haver com a de Portugal, tem aqui várias comidas que certamente não iriam gostar. Dedici arriscar e comer iogurte de leite de cabra, misturado com pepino, alho e hortelã. Pelo nome parece uma coisa horrível de comer, mas na realidade é diferente e tem um sabor diferente. E depois de almoçar até disse a minha primeira palavra em turco: “teşekkürler” que em português significa “obrigado”. Apercebi-me que a avó estava bem melhor, ela estava sempre com um sorriso na cara e sempre com aquele gesto carinhoso de avó. Acho que o que realmente ela precisava era de amor, carinho, afecto, já que ela vivia sozinha e á muito tempo que não esta com ninguém da família. Chegamos a casa super cansadas e contentes, acho que nunca tive um dia assim com a minha avó e acho que merecia.

30 de Julho de 2010

Hoje é o meu aniversário, então convidei amigos da avó e amigos que tinha feito para virem cá a casa. Fomos andar de bicicleta por Istambul, apreciar as maravilhas desta cidade. Paramos na Mesquita Azul, pois tinha sido um sítio que ainda não tinha visto. Cada vez ficava mais admirada com a arquitectura de aqui, não tem nada haver com a de Portugal e aqui visitam mais os monumentos históricos e apreciam a arte do país da Turquia. Cada vez sentia mais que podia acolher este país como novo país e acho que a avó ia adorar a ideia, assim iriamos passar os dias juntas e recuperar o nosso tempo perdido. Chegamos a casa e reflecti sobre o assunto, acho que estava mesmo determinada a ficar aqui. Quando falei com a avó, ela achou uma boa ideia e acho que é o ideal para mim.
Com esta viagem aprendi muita coisa, essencialmente a dar valor á minha religião e á minha cultura, pois é algo que muitos portugueses hoje em dia, não dão muito valor. Aprendi a apreciar os monumentos, a experimentar novas comidas, novos modos de vida, essencialmente, acho que a minha vida mudou bastante,. Vou cuidar bem da avó, espero que agora que estou com ela, que se sinta uma outra pessoa mais feliz e segura.
P.S. : Não te preocupes, vou visitar-vos sempre que posso e não se esqueçam que tenho muitas saudades.
Um grande abraço,
Ana Catarina Vieira Araújo.

Sem comentários:

Enviar um comentário