Na aula do dia 18 de Fevereiro de 2010, começamos a estudar o capítulo “ A dimensão estética”. Lê-mos algumas páginas do manual acerca do juízo estético e o carácter heterocósmico da arte, a professora explicou a diferença entre moral e ética, procuramos num dicionário de filosofia o que era catarse e a professora foi explicando melhor alguns aspectos. Após isso estivemos a analisar umas fichas informativas sobre a fundamentação da moral, onde analisamos como introdução as Teorias Clássicas, que se aproximam da visão de Aristóteles, as Teorias Modernas , que concluímos que são semelhantes às ideias de Kant, e as Teorias Contemporâneas. Esta introdução serviu para iniciarmos o estudo de Aristóteles e Kant. Aristóteles, pai da Lógica e que se preocupou com problemas associados à acção humana, constatou que a finalidade/o fim que todos os seres humanos querem é a Felicidade e que para atingi-la, o ser humano necessita de prudência e algumas virtudes. Mas só com o exercício de investigação filosófica é que nos vai conduzir a esta sabedoria de vida. De Kant, estivemos a ver a Ética Kantiana que enuncia que Kant se guiava pela razão humana para lutar contra qualquer tirania exterior à razão. Ele propôs uma ética autónoma, formal e deontológica que consiste que o homem tenha força suficiente para seguir as orientações da razão, ainda que outros factores tendessem a desviá-lo, enquanto que até aquela altura existia a ética heteronoma, material e de cariz teológico, o homem apenas obedece a desejos, apetites e inclinações, não é autónomo e as normas de acção são definidas fora da razão do sujeito.
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