segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Valorar

Após a análise e interpretação do texto de Johames Hessen, admite-se que o Homem, por vezes, demonstra valorizar um ser ou algo. Esta reflexão sobre os valores que o Homem faz designa-se por AXIOLOGIA, feita de modo natural pelo ser humano, utilizando o seu paradoxo e , por vezes, orientando-se pelos paradigmas adoptados pela sociedade em que vive.
Este valorar que o Homem faz conscientemente, voluntáriamente e intencionalmente remete-nos para o poder que Homem tem em ser um ser racional e livre, possibilitando-lhe distinguir "o que lhe acontece" do que "ele faz", ou seja, tem liberdade que o Homem tem por agir conforme algo, valorizando-o positivamente ou negativamente. Colocando o valor mais importante no topo e o valor mais despresível na base de uma pirâmide, de forma hierarquica, tal como Maslow. Existindo assim a bipolaridade de valores, ou seja, a tomada de consciência que o Homem faz para cada valor, oscilando-os entre dois polos.
No entanto, esta liberdade coincide com o histórico cultural de cada indivíduo, ou seja, como o Homem vive em sociedade e como cada sociedade tem instituições diferentes, a liberdade difere.
Portanto, o Homem, como agente valorador, atribui um valor a algo conforme o seu juízo de valor, ou seja, atribui valores coincidentes com os seus critérios.
Esses critérios podem ser critérios pessoais ou critérios socioculturais.
Esta valorização que o Homem faz, vai de encontro com a construção de um mundo ideal de que o Homem necessita equilibrando o seu mundo social.
Em suma, o Homem como racional e sentimental formula juizos de valor, consuante a sua sociedade e personalidade, de forma a construir um caminho de vida, que pode ser modificado com a vivência do Homem; ou seja, cada pessoa estabelece a sua própria pirâmide de valores.
Por exemplo: Actualmente, o meu valor primordial é a FELICIDADE, mas após a formação de uma parte do meu caminho de vida, este meu valor pode mudar; dando a possibilidade de constuir novas linhas orientadoras através do poder que eu, ser humana, tenho de aplicar a NEOTENIA na minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário