quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Em Busca do Conhecimento Grego

1 de Agosto de 2010
Hoje vou ter a oportunidade, talvez única, de conhecer a Grécia e aprofundar a imensa filosofia que até agora ouvi falar.
Não é que seja um destino de sonho mas já que surgiu o melhor é aproveitar!
A curiosidade e o nervosismo apertam cada vez mais, visto que é a primeira vez que ponho os pés num avião.
Sempre ouvi dizer que em Agosto há uma grande vaga de calor por aqueles lados e por isso não sei se este mês foi o indicado para esta viagem, mas vamos a isto!

2 de Agosto de 2010
Acabei de me instalar num hotel em Atenas – “Electra Palace”- cinco estrelas, um luxo sem duvida!
Estava exausta da viagem, mas a sedução daquela cidade parecia que me chamava.
Sinceramente apercebi-me que essa sedução não passou de uma ilusão quando resolvi
sair à rua e ver apenas pedras à minha volta!
Gulosa como sou e com a barriga a implorar por comida, não resisti em provar a culinária. Enquanto em S. João da Madeira comia por vezes o Kebab ‘rasca’ no shopping 8ª Avenida, cá pude provar o original sabor! Sabores deliciosos e baratos, felizmente. A crise é mais visível na Grécia do que em Portugal, por isso não me admirei dos económicos produtos.
Já com o estômago cheio e com a consciência composta, fui visitar lugares. Enxerguei
que o monte de pedras eram os maravilhosos monumentos com milhares de anos, que se encontram em postais tão frequentemente!
Infelizmente foi o facto de não faltarem piropos, drogados e ladrões. Certamente há gente muito desocupada!
Voltei para o quarto de hotel e desfrutei o resto da noite com direito a todas as regalias possíveis.

3 de Agosto de 2010
Sendo conselho da recepcionista, acordei às 5:30 para aproveitar para ver o maravilhoso nascer do sol. É realmente único e nunca semelhante ao nosso português.
Hoje aproveitei para fazer conhecimentos a nível filosófico e não só. Visto que os gregos tiveram uma grande influencia mundialmente devido às artes: pelos seus espantosos monumentos onde mostram grande esplendor cultural; desportos: pois foram os gregos que desenvolveram os jogos olímpicos em homenagem aos seus deuses, principalmente Zeus; tecnologia e ciências; mitologia: em que para explicarem os acontecimentos no mundo, os gregos criaram mitos e lendas em que eram envolvidos monstros, heróis e deuses como o conhecido ‘Cavalo de Tróia’ e ‘Os Doze trabalhos de Hércules’; teatro, e claro, o grande desenvolvimento filosófico em Atenas onde os filósofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a complexa existência humana, os comportamentos e sentimentos, como principais filósofos gregos
Platão e Sócrates.
Juntamente com os Filósofos, os Sofistas também se destacaram pois eram as pessoas
que estavam contra os pensamentos gregos filosóficos. Os sofistas questionavam coisas já
aprovadas, o que provocava uma certa raiva nos filósofos. Eles diziam o que pensavam às pessoas interessadas, em troca de dinheiro ou materiais valiosos.
Acabado este dia cansativo com tanta informação sobre este povo voltei para a minha
suite preparar-me para mais um dia cheio de surpresas.



4 de Agosto de 2010
Com as malas já feitas para o final desta viagem, a decisão foi que haveria de voltar não de avião mas sim no cruzeiro a partir das Ilhas Gregas, mais propriamente da Ilha Santorini. A caminho desta, vi uma imensidão de ciganos aos berros a reclamar pela falta de necessidades, como higiene ou alimentação e com aspecto bastante machista. Certamente que a educação dos gregos não era nada daquilo.
Como se costuma dizer que o melhor fica para ultimo, desfrutei do bom tempo de Agosto naquele deslumbrante barco e a recordar a minha pirâmide de valores em que o valor primordial defini sendo a Felicidade. Sabendo que não é algo fixo mas que pode vir a mudar ao longo da vida de acordo com a vivência pessoal. Neste momento não mudaria porque todo este conhecimento que adquirimos no mundo e a experiência que alcançamos com outras culturas traz de certo felicidade evoluindo assim a identidade de cada um e até mesmo a auto-realização.

Sem comentários:

Enviar um comentário