quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Argentina

Parece impossível, pois em toda a minha vida nunca pensei em mudar de país assim radicalmente, pelo menos assim para um país tão distante de Portugal. É verdade, vou mudar-me para a Argentina. Já tratei de tirar o passaporte e guardar todos os meus documentos, estou preparada para a viagem que demora aproximadamente 17 horas, e só de pensar que vou para um sítio onde não conheço nada nem ninguém, só me apetece gritar com toda a gente.
Durante a viajem, já quase a aterrar no aeroporto de Buenos Aires já comecei a ver as diferentes formas e tonalidades, as cores vivas da terra e os seus desertos e montanhas. Passados dois dias, quase apenas de viagem e desfazer as malas e ambientar me á casa, acho que estou finalmente pronta para conhecer Buenos Aires.
O clima aqui nem é quente nem frio, é ameno o que me faz sentir melhor, a língua oficial deste país é o espanhol e ainda não me habituei muito bem a ele, apesar de ter ido passar férias a vários sítios espanhóis nunca pensei que passaria ouvir espanhol para sempre, não me parece que vá ser muito difícil adaptar-me mas só o futuro o dirá. Hoje dia 12 de Outubro, é o meu segundo dia cá, e é feriado aqui, celebra-se o dia do Colombo, andam muitas pessoas na rua mas todas parecem silenciosas e pouca dadas a excessos, caminho nas ruas de Buenos Aires e começo a pensar que não conheço ninguém e tudo me é estranho e as saudades já começam a apertar. Buenos Aires não parece ter uma arquitectura fantástica, nem uma quantidade apreciável de monumentos, jardins ou museus mas desperta-me muita curiosidade pelas suas contradições comparando com outros países. Entrei num café para comprar uma garrafa de água e a senhora que me atendeu foi muito simpática e disse me vários sítios que eu podia visitar para ficar a conhecer esta maravilhosa cidade.
Fui andado por várias ruas estreitas e bairros e as fachadas das casas chamavam á atenção pelas suas cores amarelas, verdes, azuis e vermelhas, também nas ruas as esplanadas dos cafés e restaurantes chegavam ao meio da rua e via-se muita gente sentada, o que fez com que sentisse alguma fome. Entrei num restaurante que tinha o nome de El Sanjuanino, e tinha um bufete de carnes diversificado, sempre ouvi dizer que na Argentina os pratos principais era confeccionados com carne de vaca, no restaurante haviam vários quadros nas paredes quase todos eles representando o tango, depois de ter almoçado Bife á argentina estava ansiosa para conhecer a cidade. Finalmente encontrei a Plaza de Mayo a paragem histórica de que tanto a senhora me falou, no centro tem um lago com um chafariz onde estavam várias pessoas sentadas, podia ver algumas pombas no chão e em frente avistei um grande edifício rosa alaranjado, de nome Casa Rosada, sede do governo Nacional.
Depois dirigi-me de metro, um transporte que raramente usava em Portugal, á Recoleta um dos Bairros mais conhecidos pelo seu charme, pelos seus cafés, bares e a sua famosa feira de artesanato. A feira era constituída por barracas todas encaixadas umas nas outras e vendiam coisas muito antigas mas muito engraçadas. Entrei no Hard Rock café argentino que se situa neste mesmo bairro, e fiquei maravilhada com a sua decoração, comi qualquer coisa e voltei para apanhar o metro e voltar para casa pois estava muito cansada.
Quando estava á entrada de casa vi uma rapariga a dirigir-se a mim que supostamente era minha vizinha, o seu nome era Miriam e contou-me e explicou-me tudo sobre a cidade, os transportes, a escolas e as pessoas, também se ofereceu para ir no dia seguinte comigo fazer outra visita pela cidade. Gostei muito de a conhecer e já fico mais contente por saber que conheço alguém pelo menos para conversar.
Fico feliz pela minha família estar feliz, pois como aprendi em Filosofia devemos organizar uma pirâmide de valores para ter linhas orientadoras de vida, e o meu valor primordial é a família, apesar de saber que este valor pode mudar ao longo do tempo penso que se irá manter durante este período da minha vida pois a minha família apoia-me em tudo e neste momento é dela de quem eu preciso mais, também na minha pirâmide segue-se a saúde , a felicidade e a honestidade.
No dia seguinte foi com Miriam visitar a escola que vou frequentar e conheci mais duas raparigas que vão ser da minha turma, ainda não é fácil comunicar com elas pois falam muito rápido mas já me vou habituando a ouvir a língua. Visitamos também o Rio de la Plata e o Puerto Madero sítios maravilhosos, com uma cultura muito diferente, também pude assistir a um espectáculo de tango numa pequena praça perto do rio. Visitamos mais alguns sítios, por exemplo o ZOO Buenos Aires e penso que Miriam vai ser uma grande amiga para mim.
Passados alguns meses…
Já me habituei a quase tudo, na escola fiz outros amigos todos muito simpáticos e acolhedores, já me adaptei á língua e já acompanho bem todas as aulas. Estou a gostar de estar neste país magnífico que apresenta diferentes climas, paisagens e culturas, este mesmo possui um rica herança do passado, com valiosas ruínas e obras de arte, que as populações tendem a preservar, é um país seguro e as pessoas são calmas e cada uma vive a sua vida.
Hoje, quando penso na minha pirâmide de valores, o valor primordial continua a família mas introduzo na minha pirâmide outros valores como a coragem, dignidade e calma. Aprendi aqui também, que tudo o que os outros fazem não é unicamente aquilo que temos que fazer, mas sim se pensarmos antes dos nossos actos muitas das vezes iremos deixar de errar. Tenho saudades de Portugal, mas sou feliz aqui e dou valor a coisas que não dava antes de chegar á Argentina.

Sem comentários:

Enviar um comentário