quarta-feira, 19 de maio de 2010

Refexão sobre a Filosofia

Quando iniciamos com a disciplina de filosofia, não fazia a mínima ideia por que razão tinha esta disciplina uma vez que, na minha opinião, a filosofia era algo que não me ajudaria em nenhum aspecto, sendo assim inútil e uma perda de tempo. Mas, ao longo do ano, mudei completamente de opinião.
No inicio, achava que a filosofia consistia apenas em escrever coisas bonitas e a encarar tudo muito positivamente sendo que, deste modo, era algo ridículo. Ao longo do ano, com a ajuda das aulas de filosofia, cheguei à conclusão de que a filosofia não era o que julgava. A filosofia ajuda-nos a desenvolver a nível pessoal, leva-nos à procura de questões que antes nunca nos passariam pela cabeça, leva-nos a suspender as opiniões pessoais e as dos outros, leva-nos a desenvolver a nossa capacidade crítica e argumentativa já que, como seres pensantes que somos, temos por obrigação reflectir por nós próprios. E isto tudo não só é exclusivo dos filósofos, como também é útil a qualquer pessoa, já que a filosofia também desempenha um papel importante aplicada no nosso dia-a-dia.
Em suma, com a ajuda da filosofia, comecei a encarar e a reagir de maneira diferente e a ver o que me rodeia doutro ponto de vista. Agora, tomei consciência do quanto importante a filosofia é na nossa vida e como nos pode ajudar. Contudo, também aprendi que a filosofia nem sempre é fácil mas, tal como Baruch Espinoza dizia: ‘’ A filosofia é um caminho árduo e difícil, mas pode ser percorrido por todos, se desejarem a liberdade e a felicidade.’’

Sem comentários:

Enviar um comentário