quarta-feira, 19 de maio de 2010

A minha caminhada filosófica

Começou na altura da escolha do curso, lembro-me que assinalaram as disciplinas, uma delas era Filosofia, já tinha ouvido falar e já tinha lido muitos textos de um livro, era tão grosso e tinha muitos textos e esses textos eram enormes, comparado com aqueles que na altura lia.
Não sabia, ou julgava que não sabia nada do que se tratava em filosofia, mas o que aprendemos são coisas do nosso dia-a-dia só que aprendemos a ver o lado mais profundo dessas “coisas” e a questioná-las.
Iniciou-se o ano lectivo e começaram as aulas de Filosofia, a primeira coisa que aprendemos foi o que era a Filosofia, e a origem etimológica da palavra (philos+sophia, amar a sabedoria). Foi um grande passo para nos orientar sobre o que íamos tratar naquelas aulas. Nestes primeiros tempos cheguei a julgar que Filosofia não me era útil para nada pensava como Michel de Montaigne "A filosofia não passa de uma poesia sofisticada.", opinião que foi facilmente mudada quando percebi que era a reflexão da nossa vida, com Filosofia certamente somos pessoas mais cultas, mais bem formadas e que só pessoas muito inteligentes é que compreendem e interpretam a Filosofia de um modo mais correcto, mas consoante a vida que têm. Não é por acaso que muitos Filósofos foram matemáticos e foram autores de modelos que ainda estão em vigor, parecendo que não, isto faz pensar que talvez a Filosofia tenha um sentido, não ia existir porque existe, nada existe por acaso, tem uma razão de ser. Como Thomas Fuller diz
"Não é a barba que faz o filósofo."
Após tantas aulas de Filosofia e de muita matéria leccionada, aprendi muita coisa, desenvolvi o meu espírito crítico, a reflexão passou a ser um hábito, faz muito bem isolarmo-nos ás vezes e pensar em tudo o que fizemos, fazemos e vamos fazer e com isto acho que estou mais, muito mais enriquecida, algum dia eu ia questionar-me sobre quem eu sou? Porque motivo estou eu cá? E nunca mesmo ia construir uma pirâmide dos valores e é uma coisa muito útil para nos descobrirmos e saber os nossos objectivos. Para além que nunca ia saber distinguir ética de moral, que agora percebo que não só é ridiculo como uma falta de cultura geral. A Filosofia além de muitas outras coisas ensinou-me a vê-la com curiosidade, com espanto o que faz despertar ainda mais o meu interesse por esta disciplina. Aprendi sobre ela com ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário