quinta-feira, 8 de outubro de 2009

“A meditação do ser localiza-se no eu e no mais eu do que eu próprio que eu, para aquém do mundo e da história.”

Esta afirmação refere que a reflexão e/ou meditação está para além dum estado físico ou palpável, um local mais abstracto, onde só são valorizadas as opiniões mais credíveis para esse ser. Sem se preocupar com o acatar do que a sociedade, do mundo, opina e sem obedecer ao que a história dita como o modo mais correcto de pensar.
No fundo, é a abstracção que o ser humano faz para ter um melhor conhecimento de si próprio, estabelecendo opiniões próprias que farão parte da sua personalidade. Logo, é possível o pensamento próprio e as próprias sentenças, mesmo que sejam ingénuas e primárias face a certas situações ou coisas.
Portanto, se somos seres pensantes temos por obrigação de reflectir, por nós próprios, contrariando a divisão feita entre ”os pensadores que pensam para si mesmos e os que pensam para os outros” dito por Schopenhawer em relação á actualidade.
Concluindo, como o pensamento faz parte do ser humano, então deve ser utilizado em serviço próprio pondo de parte a racionalidade feita pelas pessoas em geral, criando novos valores e acabando com os preconceitos ainda existentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário