quinta-feira, 1 de outubro de 2009

" A meditação do ser localiza-se no eu e no mais eu próprio do que eu, para aquém do mundo e da história "

Após a leitura e análise da citação que nos foi dada pela professora para objecto de comentário, devo dizer que a meditação do ser é algo pessoal, relacionado com nós mesmos. Cada pessoa tem a sua meditação do ser, sendo todas elas diferentes, pois não existe nenhum 'eu' igual. Para além disso, só é possível meditar quando nos conhecemos a nós próprios.
Ao fazermos esta meditação devemos basear-nos apenas em nós mesmos, naquilo que sentimos, naquilo em que acreditamos, naquilo em que pensamos. Se as maneiras de sentir dos outros são diferentes ? Não devemos dar importância; se não acreditam nas mesmas coisas que nós ? Pensa só naquilo eu que TU acreditas; se pensam de maneiras opostas ? Não importa a maneira de pensar dos outros, porque "a meditação do ser localiza-se no eu e no mais eu próprio do que eu" (como a professora diz, não devemos seguir do rebanho).
Conhecermo-nos a nós próprios é bastante importante, para não nos singirmos apenas ao concreto e ao real, mas também ao abstracto e ao possível. Afinal , a adolescência é a idade Filosófica por excelência.

Sem comentários:

Enviar um comentário