segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Educar" (adaptação do Power Point) - Rubem Alves


"Educar é mostrar a vida a quem não a viu. O educador diz: "Vê!" - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direcção apontada e vê o que nunca viu. O seu mundo expande se. Ele fica mais rico interiormente. E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos."

"Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação - mas, por mais que me esforce, não consigo lembrar-me de numa referência á educação do olhar ou á importância do olhar na educação, em qualquer um deles. A primeira tarefa da educação é ensinar a ver...é através dos olhos que as crianças têm contacto com a beleza e o fascínio do mundo... Os olhos têm de ser educados para que a nossa alegria aumente."

"Os conhecimentos dão-nos meios para viver. A sabedoria dá-nos razões para viver. Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm os olhos encantados (...), a capacidade de se assombrar com o banal. Para as crianças, tudo é espantoso."
"Na escola eu aprendi complicadas classificações (...) - mas esqueci. Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza duma árvore, ou para o curioso das simetrias das folhas. Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam. As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos. "
"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêm... o acto de ver não é uma coisa natural. Precisa de ser aprendido. Quando abrimos os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece feflectido dentro de nós."

"São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida. Quem não muda a sua maneira adulta de ver e sentir, e não se torna como criança, jamais será sábido. As crianças não têm ideias religiosas, mas têm experiências místicas. Esperiência mística não é ver seres de um outro mundo. É ver este mundo iluminado pela beleza."

Rubem Alves.


Sem comentários:

Enviar um comentário